5 Mulheres da Disney que ninguém lembra que são Girl Power

15:23 3 Comments A+ a-

Olá todo mundo! Bem vindos ao blog do Disneyscópio, espero que todos nós possamos trocar muitas ideias por aqui, a partir de agora! Vamos começar?

Bem, eu não sei vocês, mas eu estou cansada de ouvir que a Disney só passou a empoderar as mulheres depois da revolução Frozen & Valente . No máximo, lembra-se de Mulan como heroína bad-ass, coisa que sem dúvida ela é (salvar a China não é pra qualquer um!), e claro que eu não estou desmerecendo a importância de duas garotas se salvarem mutuamente com amor fraternal no sucesso de 2013, apenas quero ressaltar que não foram as primeiras representantes do poder feminino na Disney.

Too epic.                                                                                                                                                      More:
                          Crédito na imagem

Por isso, nosso post inaugural vai recordar

5 Mulheres da Disney que ninguém lembra que são Girl Power


1- Tiana
                                             
                                                              A Princesa e o Sapo, 2009

Apesar do filme já ser da era das redes sociais, não lembro de nenhum furdúncio sobre uma princesa Disney que põe os sonhos profissionais acima da vida amorosa.

"Mamãe, eu não tenho tempo para dança. Isso vai ter que esperar" 

Esse é um exemplo de filme que mostra mulheres cooperando uma com a outra e sendo responsáveis por seus objetivos. Até a Lottie correndo atrás de seu príncipe faz alguma coisa quanto a isso ao invés de esperar sentada para a estrela realizar seu desejo.


                                                             "De volta pra batalha!"

Inclusive eu gostaria de lembrar que o sonho de uma garota deve ser respeitado, seja ele o de ser uma empresária bem sucedida ou de se casar com um príncipe e virar uma princesa.

                                               tiana
                                                   Sonhos diferentes não separam amizades
2-Nani



                                                                Lilo e Stitch, 2002

Não podemos falar de Girl Power e ignorar uma jovem mulher que luta (e sofre!) para se manter trabalhando e cuidar da irmãzinha (muito trabalhosa, por sinal) ao mesmo tempo, ainda levando em conta o que a Lilo quer e precisa pra ser feliz.
                                      

A Nani nem pensou muito antes de adotar um bichinho quando ouviu o pedido de Lilo para a estrela, e quase não discutiu quando ela quis o cachorro mais bizarro disponível.


                                             "Ele não é um anjo, não sei nem se é cachorro!"

Ah! Sem contar com o fato de que, mesmo gostando do David (Ela gosta dele, vai!) Nani sabe que tem mais com o que se preocupar do que sua vida amorosa. Amor também é sacrifício, e ser capaz de um sacrifício assim pela irmã, pra mim é demonstrar força, e pra vocês?

                                                             Resultado de imagem para nani david

3-Jasmin
                                     
                                                                    Aladdin, 1992

Falando em amor, esqueçam isso de que feminismo e amor romântico são coisas excludentes.Ser uma mulher poderosa que luta por seus direitos fundamentais também inclui o direito de amar. E um bom exemplo Disney disso é a princesa de Agrabah.
                                   

O que essa princesa queria mais do que qualquer coisa? Por que ela andava disfarçada pela feira? O sonho de Jasmin era a liberdade, e ela lutou o quanto pôde para conseguir (o que mostra no mínimo coragem, levando em conta o contexto do filme...)

                                  
                                             "As vezes, você se sente... preso."

Jasmin também não aceita ser tratada de qualquer jeito. Mesmo sendo "só" uma garota no meio de uma cultura MUITO patriarcal, ela tem seus momentos de revolta: Lembram de quando ela descobriu que o Al tava mentindo sobre ser quem ele era? E quando ela achou que ele só queria ficar com ela por causa de seu título? Sem contar com essa fala épica:



                                            "Eu não sou um prêmio a ser disputado"

4-Bela

                                 

                                 Gaston não consegue suportar o Girl Power (A Bela e a Fera, 1991)

Gosto muito da Bela, sei que muita gente odeia essa história, mas até os haters podem ficar tranquilos, porque eu nem vou argumentar sobre a personagem, nem mesmo a história. Eu só preciso de uma cena pra dizer que a Bela é a heroína do seu filme



                                  Olha! Uma princesa salvando o príncipe e não o contrário!

Ok, pra começar, a Fera já tinha desistido de lutar até ter visto a Bela lá do alto do castelo. O que a faz estar salvando ele pela segunda vez no gif aí acima. Ah! E foi por causa de quem que a maldição da rosa foi quebrada? BOOM! Garota sendo heroína três vezes.

                                      beauty and the beast
                                                         Amor também é poder.

Da próxima vez que alguém disser que quer um filme Disney onde a mocinha salve o mocinho, lembrem-se de A Bela e a Fera.

5-Megara

                               

                           "Meus amigos me chamam de Meg, isso se eu tivesse algum" (Hércules, 1997)

Ah, Meg... Uma linda garota esquecida de um filme subestimado. Podemos, por favor ignorar os erros da mitologia, já que isso é uma adaptação, e apenas apreciar uma ótima animação do Renascimento Disney? E podemos lembrar como a Meg foi importante pro desenrolar do filme, ao invés de ser só a menina que fica com o heroi fortão?



                          “Sou uma donzela, estou em perigo. Mas eu saio dessa.”

Claro que no começo, suas intenções eram as piores possíveis, e foi por causa dela que o Hades levou a melhor por um momento. Mas por acaso vocês lembram que mesmo a Meg fazendo o Hércules de trouxa, foi isso que acabou salvando a pátria? Não? Então aqui vai a cena:

                        "O Hades não cumpriu o acordo. Prometeu que não ia me machucar."

A garota literalmente se jogou embaixo de uma pilastra não só pra salvar o Hércules de ser esmagado, mas também para que ele recuperasse sua força e salvasse o dia. Se o semideus não tivesse feito sua própria cota de sacrifício depois, ela teria acabado morta, e sabia disso. Loucura, né?



                                                        "As pessoas fazem loucuras quando amam."
Meg teve bastante poder. Ela podia ter deixado tudo como estava e os Titãs teriam quebrado geral, já pensaram nisso? E se isso não basta pra mostrar o poder da mina grega, aqui vai um gif dela dando um VRÁ no deus dos mortos:
                                    


                                                         RECEBE, TIO SUQUINHO!
Então, gente, esse foi nosso primeiro post, espero que tenham gostado, ou ao menos refletido,ou ao menos lido .  Seja como for, deixe seu comentário e continue mantendo contato por aqui e por nossa página do Facebook, afinal, o Disneyscópio é feito de fãs para fãs, e nós adoraríamos trocar uma ideia!

Um abraço e até a próxima! 













3 comentários

Write comentários
15 de fevereiro de 2017 às 17:06 delete

Adorei!! Diversão e muita informação. E quem não ama as princesas Disney? Já aguardando o próximo post. Parabéns!!! Sucesso!!!

Reply
avatar
P monteiro
AUTHOR
20 de fevereiro de 2017 às 08:05 delete

Ahhhh não gostei. Troca a bela ou a Meg por Esmeralda. Ali é Girl Power! Só lembrar de tudo que ela fez durante o filme que merece o título de GP.

Reply
avatar
21 de fevereiro de 2017 às 06:31 delete

Mas aí que tá, Esmeralda é mais "na cara" que é poderosa, praticamente indiscutível rs. Essas duas praticamente salvaram os caras mas ninguém lembra! Obrigada pelo comentário! xD

Reply
avatar